Segundo o pediatra espanhol Carlos Gonzalez, em seu livro “Meu filho não come!“, é muito comum chegar perto dos 3 meses do bebê e a mãe reclamar que:
📍 O bebê que antes mamava em dez minutos ou mais, agora acaba em 5 minutos ou menos;
📍 O peito, que antes ficava inchado, agora está macio;
📍 O leite que vazava do seio não vaza mais;
📍 O ganho de peso é cada vez mais lento.
Ainda, segundo ele, todas essas reclamações são completamente normais. Principalmente se o aleitamento é exclusivo e em livre demanda.
Por volta dos 3 meses, a maioria dos bebês costuma adquirir já muita prática para mamar e por isso se satisfazem mais rápido, dando a falsa impressão de que estão mamando menos. Eles apenas ficam mais eficientes, mamando mais leite em menos mamadas.
Ao mesmo tempo, o inchaço e o vazamento ocorrem enquanto o corpo da mulher ainda está aprendendo qual seria a quantidade ideal de produção, conforme a demanda do próprio bebê. Isso significa que ela não está com pouco leite, mas sim com a quantidade exata de que o seu filho precisa.
Com relação ao ganho de peso, é realmente esperado que ele seja cada vez mais lento. Segundo Carlos Gonzalez: “Os bebês engordam a cada mês um pouco menos que no mês anterior. Por isso as curvas de peso são curvas, senão seriam retas.”
Portanto, não se assuste se por volta dos 3 meses você vivenciar essas questões. Provavelmente estará tudo bem, mas não deixe de conversar com o seu pediatra caso você esteja preocupada.
Conheça nosso blog (link na Bio)… …