Arrasta para o lado para conhecer alguns benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical, quando ele é cortado apenas depois que a sua circulação cessa e ele está achatado e sem pulso (ocorre normalmente 3 minutos após o nascimento).
A prática é ainda mais importante para recém-nascidos pré-termo e/ou com baixo peso ao nascer, pois segundo a cartilha “Além da sobreviência: Práticas integradas de atenção ao parto, benéficas paras a nutrição e a saúde de mães e crianças” do Ministério da Saúde, essa espera:
✅ Diminui o risco de: hemorragia intraventricular e sepse de início tardio;
✅ Diminui a necessidade de: transfusão sanguínea por anemia ou baixa pressão sanguínea, sufactante e ventilação mecânica.
✅ Aumenta: hematócrito, hemoglobina, pressão sanguínea, oxigenação cerebral e fluxo de glóbulos vermelhos.
Diferente do que muitos pensam, o corte tardio do cordão pode ocorrer em cesarianas também. Caso seja do seu interesse, converse com seu pediatra e registre o seu pedido no seu plano de parto.
Meu primeiro parto, por exemplo, foi uma cesariana e o cordão só foi cortado após a placenta parar de pulsar. Arrasta até o final para ver o registro lindo feito pela @anakacurin. 💚
Conheça nosso blog (link na Bio)… …