Recentemente eu abri uma enquete perguntando se vocês gostariam de saber como eu conduzi o desmame do meu filho mais velho. A resposta “sim” foi unânime então vou abrir esse espaço aqui pra contar como eu fiz e para saber como vocês fizeram também! 💚
Eu sempre fiz livre demanda com o Matheus e sempre segui muito o ritmo de mamadas dele.
Por volta de 1 ano e 4 meses mais ou menos eu percebi que quando ele acordava de madrugada só de ficar abraçado comigo ele adormecia (nós fazíamos cama compartilhada). Quando ele pedia para mamar durava uns 5 minutos no máximo e logo dormia.
Resolvi então passar a oferecer água de madrugada quando só ficar abraçado não era o suficiente. Algumas vezes ele aceitava, em outras pedia para mamar. Nunca forcei uma troca obrigatória e respeitava quando ele pedia o peito.
Não sei dizer quanto tempo isso durou, mas sei que em algum momento ele passou a aceitar só a água ou só o meu abraço. Exceto quando ele ficava doente e que acabava naturalmente ficando colado no meu peito (inclusive de madrugada).
Eu confiei muito no tempo dele e sempre respeitei muito sua demanda. Achei que nosso desmame noturno ocorreu de forma muito leve e sem absolutamente nenhum choro.
Existem algumas técnicas para conduzir um desmame noturno, mas eu segui a minha intuição e deu muito certo.
E você? Conta sua experiência de desmame noturno aqui também!
Conheça nosso blog (link na Bio)… …