Apesar de os bebês já nascerem sabendo sugar, é comum terem dificuldade de coordenar o processo de sugar e engolir e acabarem se engasgando.
Por conta de esse ser um risco real e preocupante, é essencial que toda mãe saiba realizar a manobra de desengasgo chamada de Heimlich. Caso ela seja necessária, antes de mais nada é preciso tentar se manter calma.
O 1o passo é desobstruir as vias aéreas colocando rapidamente o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo) ao longo do seu antebraço, tendo cuidado para estabilizar a mandíbula com a ajuda da sua mão e fazendo a forma da letra V com os dedos indicador e médio em volta da boca da criança. Em seguida, faça 5 compressões firmes nas costas com a palma da sua mão para provocar uma tosse e, com isso, a liberação do leite ou do que quer que tenha causado o engasgo. O ideal é fazer as compressões com a sua mão forte, ou seja, se destra com a mão direita e se canhota, com a esquerda.
Caso o movimento não seja suficiente para desengasgar o bebê e ele não esteja respirando ou chorando, é necessário intercalar com a 2a parte da manobra que consiste em desvirar o bebê e segurá-lo na altura de seu pescoço de frente para você, ou seja, com a barriga para cima. Com os dedos indicador e médio, faça 5 compressões no meio do tórax e na altura dos mamilos. Se necessário volte para a 1a etapa e intercale quantas vezes for preciso até conseguir desengasgar o bebê ou até a chegada da Samu ou do Corpo de Bombeiros que devem ser acionados através dos telefones 192 ou 193, respectivamente.
Passado o susto, é importantíssimo entrar em contato com o seu pediatra e/ou levar o bebê na emergência para que possa ser avaliado por um médico.
As imagens de referência foram retiradas de uma cartilha da USP que fala de forma muita mais completa sobre o tema e cujo link se encontra na nossa Bio.
A manobra é indicada para crianças de até 2 anos e deve ser realizada inclusive para engasgos com itens sólidos.